29 março 2007

QUANDO BRILHAR DE NOVO O SOL



Li em uma orelha de um livro do Iron, um relato, um desabafo, um pedido de desculpas. Não vou reproduzir aqui, mas com ele entendi algumas das relações que percebemos do autor com os seus.
São relações intensas, efusivas, marcadas por emoções profundas. São fatos e acontecimentos que dado o passar do tempo podem ser comentados. Visto que, a maturidade faz com que os fatos sejam recordações. Os sentimentos que antes eram difíceis de expressar e de entender hoje são chorosas saudades e arrependimentos.
E assim vamos recolhendo retalhos da vida do Iron para compor esse Lugar de sonhos.
Desenhar em palavras o que ele escreve e por que ele escreve. Como ele escreve? e, para quem ele escreve?

ASSIM É QUE DEVE SER

No trabalho, seja qual for a condição em que estivermos situados, é imprescindível observarmos se estamos seguindo a trilha do acerto que nos recomenda:
atenção e responsabilidade, a fim de que outros não sejam prejudicados pelo nosso desleixo, porque nada mais desagradável existe do que sermos pedra de tropeço no caminho do próximo.
honestidade em todos os pontos...
lealdade para com todos...
bondade e atenção para com aqueles que nos cercam...
dedicação e amor ao trabalho...

Com esse fragmento queremos compreender como se relaciona Iron com sua prática. Ele escreve pra ele mesmo; ele escreve pra justificar suas ações seus sentimentos, seus dissabores. Ele escreve para todos que pensam com ele ou sobre ele.
E isso fascina. Essa prática reflectiva, dá um quê de deja vú, para quem lê; faz parecer a vida lugar comum.

O MINUTO

Muita coisa poderemos recuperar na vida:
a saúde, se a tivermos perdido - graças aos recursos da medicina;
a afeição de alguém que se afastou de nós - se tivermos paciência e soubermos nos humilhar;
a alegria - expulsando a nuvem do pessimismo e reacendendo, em nossa almas, o sol da esperança;
a confiança que depositavam em nós - se exemplificarmos perseverança na retidão e no Bem;
a disposição - se nos dispusermos a servir incansavelmente, rompendo as nossas próprias limitações, construindo no campo da Caridade;
enfim, poderemos reparar atitudes e recuperar algo de bom que perdemos, se soubermos buscar a Luz esclarecedora do Espiritismo, vivendo bondade, sacrifício, renúncia e redenção.
Todavia, existe um mínimo prazo que, se o perdermos, não o recuperaremos jamais - o minuto.
Esses céleres segundos, se bem aplicados, modificarão totalmente a nossa vida, porque são portadores de excelentes ocasiões de reparos, reajustes e acendramentos interiores.
Servindo minuto a minuto romperemos as horas com rendimentos especiais para nosso espírito.
pg. 135

Nenhum comentário:

UM LUGAR DE SONHOS

Este espaço virtual tem objetivo de divulgar e relacionar o autor goiano IRON JUNQUEIRA com seus leitores, permitindo uma relação de amizade, de comunicação e interação sobre suas obras e sobre como os leitores a percebem. Estejam a vontade para comentar e conversar sobre as obras e com o autor.
Martha Batista - Mediadora e Mantenedora do Blog.